Para responder a esta pergunta, devemos adotar como critério, a quantidade de instruções por segundo que uma máquina pode realizar. A maioria dos computadores domésticos pode executar, em média, cerca de 100 milhões de cálculos por segundo.
É relativamente difícil dizer que um determinado computador é o mais rápido do mundo, uma vez que a cada dia surgem novas tecnologias, novas necessidades e máquinas cada vez mais poderosas. Entretanto, o computador mais rápido na atualidade é o SX-9. A máquina, criada com o fim de fazer simulações do ambiente e de materiais da área de nanotecnologia, foi construída pela companhia japonesa NEC. O SX-9 possui uma performance incrível: 839 trilhões de cálculos por segundo.
Mesmo cientes da existência de um computador como este, não podemos deixar de ressaltar que nada se aproxima da máquina mais poderosa que sempre existiu: o cérebro humano. Embora seja algo difícil de afirmar, nossos cérebros são capazes de gerenciar cerca de 10 quatrilhões de instruções por segundo, algo infinitamente superior até mesmo ao SX-9.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário